top of page
  • Foto do escritorDiogo Oliveira

Projeto Fotográfico 'A Preguiça'



SOBRE O PROJETO

Imaginem-se imersos na tranquila atmosfera da Mata Atlântica, observando as preguiças no seu habitat natural. Este é o coração deste novo projeto de fotografia dedicado a capturar a serenidade e a beleza destes adoráveis mamíferos arbóreos. A minha residência oficial é em Portugal, por isso, o tempo dedicado a estes adoráveis seres não é tão grande como eu gostava. Tenho algumas fotografias por revelar, e muitos vídeos para transformar.


OBJETIVOS

O principal objetivo é documentar a vida das preguiças na Mata Atlântica, destacando a sua importância para este ecossistema e promovendo a conscientização sobre a conservação deste habitat único. Quero partilhar as histórias cativantes que vivi e inspirar aos leitores o respeito e o cuidado para com a vida selvagem deste local.


CRONOGRAMA

  1. Pesquisa e Planeamento: Sendo um animal relativamente novo para mim, a primeira fase do projeto refletiu-se na minha primeira visita, onde procurei pesquisar mais sobre esta espécie, quais os seus comportamentos, que árvores preferem alimentar-se e em quais preferem dormir, quais as melhores definições da câmara, entre outros.

  2. Captura de Imagens: A fase principal do projeto, aquela que me irá dar mais dores de cabeça e onde irei passar horas a observar e a fotografar as preguiças nos seus habitats naturais.

  3. Edição e Seleção: Seleção cuidadosa das melhores imagens capturadas e edição cuidada para realçar a beleza natural das preguiças e criar um impacto visual no leitor.

  4. Divulgação e Consciencialização: Partilha das fotografias e vídeos das preguiças nas redes sociais, criação de conteúdos de divulgação, exposições de fotografia e workshops sobre a espécie para envolver o público em geral e promover a conservação da espécie.




A MINHA EXPERIÊNCIA

A ideia deste projeto nasceu do entusiasmo criado à volta deste animal, e do desconhecimento que a maioria de nós tem dele. A sua importância para a Mata Atlântica. Cada encontro com as preguiças foi uma experiência única, repleta de serenidade e admiração. Ter a oportunidade de captá-las através da minha câmara, de passar horas a documentá-las, a paciência que tive, e agora poder partilhar toda a sua beleza, complexidade e destreza.



Resumindo, este projeto de fotografia das preguiças na Mata Atlântica é mais do que uma procura pelas melhores fotografias. É tentar mostrar um pouco da beleza destes animais, aumentar a sua preservação e a sua importância para o mundo. Junte-se a mim nesta jornada épica com as preguiças.




QUEREM APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?


Quando estamos a fotografar é fácil perder a noção do que devemos ou não devemos concentrar, sejam as espécies mais comuns ou as mais raras, seja tentar fotografar de dia ou de noite. Criei alguns artigos para mostrar o que podem procurar em certos locais para fotografar.


Fique a saber que espécies fotografar durante a sua visita à Tapada de Mafra: 3 Espécies para Fotografar na Tapada de Mafra


Conheça quando fotografar diversas espécies de aves no litoral de Oeiras: 4 Espécies para Fotografar no Passeio Marítimo de Oeiras



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de vida selvagem onde explico como fotografar diversas espécies e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar aves costeiras a fotografar o bonito guarda-rios, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



Sabiam que podem aprender mais sobre fotografia comigo no campo?


Espreitem a página da ONWILD para ficar a par de todos os destinos, eventos e workshops! Podem ainda aprender mais sobre fotografia e ficar a conhecer outros países.



2 visualizações

Comments


bottom of page