top of page
  • Foto do escritorDiogo Oliveira

A Enigmática e Escondida Praia dos Lagosteiro, Cabo Espichel | Caminhadas & Aventuras

O Cabo Espichel é mais conhecido pelas suas famosas pegadas de dinossauros, no entanto, logo abaixo da parede que possui as pegadas existe uma pequena praia de rochas roladas que é perfeita para fotografar o pôr-do-sol.



QUANDO VISITAR

Tal como a maioria das praias a melhor altura para as visitar é quando a maré baixa coincide com o pôr-do-sol, no entanto, deve ter algum cuidado se visitar esta praia durante o inverno em dias de tempestade. Por isso, deve ter atenção não só a maré como o estado do mar. Outra sugestão é escolher um dia sem vento, pois o vento irá soprar gotículas de água em direção à máquina, obrigando a estar constantemente a limpar a objetiva.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento do Cabo Espichel

Distância a Percorrer: Cerca de 6 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Pôr-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é feito por uma estrada de terra batida, que em anos mais chuvosos pode estar meio danificada, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°25'25.4" N 9°12'53.1" O ou 38.423711, -9.214743, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Partindo da estrada de alcatrão existe uma estrada de terra batida que se dirige na direção oposta ao farol, seguindo por essa estrada vamos encontrar um cruzamento com uma que desce e devemos prosseguir até chegarmos à praia e ficar mesmo por baixo das pegadas. A estrada pode estar toda esburacada por causa da chuva, mas é uma caminhada simples.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Aquela zona é sempre muito batida a vento, e isso pode condicionar a sessão de fotografias. Vão notar que em algumas fotografias se vêm algumas manchas na lente que eram os salpicos. Mesmo quando estava longe do mar acabava por levar com eles, e de nada servia limpar os filtros que quando ia voltar a fotografar já estavam com salpicos novamente. Gostei de conhecer a praia mas novas sessões tenho de ver mesmo muito bem o vento para não sofrer como nas anteriores. Do lado direito da praia existem várias rochas que permitem caminhar sobre elas para conseguir fotografar toda a baía, devido ao vento não explorei totalmente essa zona pois era impossível ir mais para o interior do 'mar'.



QUEREM APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?


Quando estamos a fotografar é fácil perder a noção do que devemos ou não devemos concentrar, sejam as espécies mais comuns ou as mais raras, seja tentar fotografar de dia ou de noite. Criei alguns artigos para mostrar o que podem procurar em certos locais para fotografar.


Fique a saber que espécies fotografar durante a sua visita à Tapada de Mafra: 3 Espécies para Fotografar na Tapada de Mafra  


Conheça quando fotografar diversas espécies de aves no litoral de Oeiras: 4 Espécies para Fotografar no Passeio Marítimo de Oeiras



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de vida selvagem onde explico como fotografar diversas espécies e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar aves costeiras a fotografar o bonito guarda-rios, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



Sabiam que podem aprender mais sobre fotografia comigo no campo?


Espreitem a página da ONWILD para ficar a par de todos os destinos, eventos e workshops! Podem ainda aprender mais sobre fotografia e ficar a conhecer outros países.

1 visualização
bottom of page