top of page
  • Foto do escritorDiogo Oliveira

Desafios para Fotografar na Praia do Portinho da Arrábida, Setúbal | Caminhadas & Aventuras

A praia do Portinho da Arrábida é uma das mais bonitas da região de Setúbal, juntamente com a praia do Ribeiro do Cavalo. É excelente para a fotografia de paisagem, pois mistura o ar da serra com a beleza do mar. Possui imensas pedras para ajudar à confusão, na zona dos restaurantes possui um cais metálico que também fica bem nas fotografias e de onde pode também tirar fotografias. Existem inúmeras possibilidades para conseguir boas fotografias. Sugiro levar as galochas para ter mais liberdade para explorar a zona da rebentação, que usualmente é de fraca intensidade e por isso permite aquelas fotografias por entre a zona da espuma das ondas. A praia é relativamente extensa, e o melhor é deixar o carro na zona dos restaurantes, do lado oposto a quem vem de Setúbal.



QUANDO VISITAR

A praia tem acesso quase todo o ano, durante o verão o acesso encontra-se encerrado devido a constrangimentos na circulação e à quantidade de pessoas que se desloca para estes locais. A minha recomendação é fotografá-la a partir de Setembro até Maio, de forma a também não encontrar a praia cheia de pessoas e ficar sem composições para fotografar. Deve também ter atenção às marés, e procurar combinar a maré baixa com o pôr-do-sol.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento restaurantes ou estacionamento da praia

Distância a Percorrer: Entre 2 a 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Pôr-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é todo alcatroado e simples, ter atenção que pode não ter lugar para estacionar ao fim-de-semana junto aos restaurantes, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°28'32.1"N 8°59'04.2" O ou 38.475591 -8.984503, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Eu prefiro visitar esta praia durante o outono ou até mesmo de inverno, mas naqueles dias muito calmos. Isto porque o estacionamento é bastante complicado, em especial ao fim-de-semana. Podem deixar o carro de um lado ou do outro da praia, sendo que do lado dos restaurantes o estacionamento é cada vez menor e se estiver cheio podem ter de deixar o carro no início da descida ou ter mesmo que ir deixar ao outro lado e a viagem ainda é longa. Depois é uma questão de caminhar ao longo do percurso e ir descendo para as mini praias que ficam acessíveis durante a maré baixa.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Existem muitas pedras diferentes para fotografar, e com a construção do novo cais podem ainda fotografar como se estivessem num barco. Raramente fica ventoso naquela região devido à proteção provocada pela serra. E as ondas também são praticamente inexistentes, o que garante alguma liberdade criativa, Basta levar um par de galochas e podemos estar literalmente dentro de água a fotografar.



QUEREM APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?


Quando estamos a fotografar é fácil perder a noção do que devemos ou não devemos concentrar, sejam as espécies mais comuns ou as mais raras, seja tentar fotografar de dia ou de noite. Criei alguns artigos para mostrar o que podem procurar em certos locais para fotografar.


Fique a saber que espécies fotografar durante a sua visita à Tapada de Mafra: 3 Espécies para Fotografar na Tapada de Mafra  


Conheça quando fotografar diversas espécies de aves no litoral de Oeiras: 4 Espécies para Fotografar no Passeio Marítimo de Oeiras



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de vida selvagem onde explico como fotografar diversas espécies e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar aves costeiras a fotografar o bonito guarda-rios, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



Sabiam que podem aprender mais sobre fotografia comigo no campo?


Espreitem a página da ONWILD para ficar a par de todos os destinos, eventos e workshops! Podem ainda aprender mais sobre fotografia e ficar a conhecer outros países.

0 visualização
bottom of page