top of page
  • Foto do escritorDiogo Oliveira

Caminha Deslumbrante à Praia da Ponta Ruiva, Sagres | Caminhadas & Aventuras

Na zona de Sagres existem muitas praias, no entanto, a sua maioria não possui grandes formações rochosas para fotografar. No entanto, existe uma que considero uma das praias mais bonitas para fotografar de toda a região. Existe inclusivamente a possibilidade de fotografar do lado direito ou do lado esquerdo da praia, com diferentes tipos de rochas, o que permite trabalhar a composição em vários dias diferentes. Para quem gosta de geologia poderá encontrar formações muito interessantes.



QUANDO VISITAR

Vento! A região de Sagres é das mais ventosas que conheço, por isso, o primeiro aspeto a ter em conta é a orientação a que sopra o vento! Depois devem prestar atenção às marés, pois a zona rochosa não é acessível durante a maré alta. De resto, ela é visitável todo o ano. Eu prefiro ir durante o final do dia, mas podem também fotografar o nascer do dia.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento Praia da Ponta Ruiva

Distância a Percorrer: Cerca de 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Pôr-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é feito por um longo caminho de terra batida, aconselhável apenas a veículos todo-o-terreno pois tem alguns buracos e muito pó, já perto da praia o caminho desce abruptamente e não é aconselhável a veículos com dificuldade em fazer subidas, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 37°04'05.1" N 8°57'51.2" O ou 37.068084, -8.964223, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Não tem muito que saber, sendo um estacionamento colado à praia basta estacionar e descer. O complicado é sempre regressar ao carro depois de algumas horas a carregar o material e a fotografar. Podem escolher virar à direita no areal para fotografar as formações rochosas ou virar à esquerda para irem de encontro com a 'Ponta Ruiva', que é uma formação ruiva localizada dentro de água mas que é acessível durante a maré baixa. Tenham atenção às marés, pois podem ficar presos na ponta ruiva com a subida da maré, sendo que é formada uma ligação com correntes fortes entre o areal e a 'ponta ruiva'.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Desde ficar todo molhado, a ter de fugir do vento furioso, às ondas mais fortes que o esperado! Tenho muitas aventuras nesta praia, e por isso, recomendo sempre verem as condições que vão apanhar. A irem mais cedo e observar o estado do mar, compreender onde as ondas chegam. Compreender o estado do vento, tudo para que a sessão corra sem problemas. Já me aconteceu estar em cima de uma pedra a fotografar e uma onda forte acabar por rodear toda a rocha durante uns minutos! Felizmente não bateu com força na rocha para me atirar ao chão, mas é sempre algo que tem de ter em conta. Noutro dia uma rajada de vento mais forte quase me atirava do topo de uma rocha, felizmente tinha outra rocha ao lado onde acabei por ficar encostado sem cair. Por isso digo que devem ter muito cuidado.




QUEREM APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?


Quando estamos a fotografar é fácil perder a noção do que devemos ou não devemos concentrar, sejam as espécies mais comuns ou as mais raras, seja tentar fotografar de dia ou de noite. Criei alguns artigos para mostrar o que podem procurar em certos locais para fotografar.


Fique a saber que espécies fotografar durante a sua visita à Tapada de Mafra: 3 Espécies para Fotografar na Tapada de Mafra  


Conheça quando fotografar diversas espécies de aves no litoral de Oeiras: 4 Espécies para Fotografar no Passeio Marítimo de Oeiras



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de vida selvagem onde explico como fotografar diversas espécies e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar aves costeiras a fotografar o bonito guarda-rios, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



Sabiam que podem aprender mais sobre fotografia comigo no campo?


Espreitem a página da ONWILD para ficar a par de todos os destinos, eventos e workshops! Podem ainda aprender mais sobre fotografia e ficar a conhecer outros países.

1 visualização
bottom of page