top of page
  • Foto do escritorDiogo Oliveira

Pancas, RNET | Espaços para Fotografar

O QUE É

A Reserva Integral de Pancas é um espaço que se encontra inserido na Reserva Natural do Estuário do Tejo. Embora seja interdita a entrada nos terrenos da reserva, é possível percorrer uma estrada de terra batida com cerca de 11 km que liga ao Monte de Pancas. E que nos permite fotografar diversas espécies que por ali se encontram. Podemos encontrar diversas espécies devido à heterogeneidade dos habitats presentes. A estrada cruza campo aberto, eucaliptal, zonas agrícolas, montado, entre outros. Existem várias casas onde podemos observar mochos-galegos, à noite também se observam diversas corujas, todos os passeriformes que por lá procuram alimento. É um bom local para começar a fotografar e que fica relativamente perto de Lisboa. Foi um dos locais que mais visitei quando me iniciei na fotografia de vida selvagem.


QUANDO VISITAR

Infelizmente qualquer altura do ano é boa para visitar a estrada de Pancas. Claro que existem períodos que podem encontrar umas espécies, como os noitibós durante o verão, e depois de inverno podem encontrar alguns passeriformes invernantes, e ainda durante a migração outonal gosto muito de ir fotografar os chascos-cinzentos. Mas como podem ver nas fotografias existe muito mais que aves na zona de Pancas!


COMO CHEGAR

O acesso pode ser um bocado complicado, mesmo eu que à anos que visito Pancas por vezes ando à procura da entrada. Basicamente a entrada sul faz-se pela N118 virando à esquerda para uma estrada de terra batida, um pouco antes do campo de tiro. E a entrada norte também na mesma nacional à direita é a única com sinalização a informar, e que ainda tem algum alcatrão antes de começar a terra batida. Não se esqueçam de virar à esquerda depois para a estrada de terra batida para ir dar à saída sul.

Entrada sul: colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°45'23.1" N 8°54'58.4" O ou 38.756425, -8.916210, ou seguir o link para o google maps.

Entrada norte: colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°49'43.2" N 8°52'51.9" O ou 38.828653, -8.881080, ou seguir o link para o google maps.




QUEREM APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?


Quando estamos a fotografar é fácil perder a noção do que devemos ou não devemos concentrar, sejam as espécies mais comuns ou as mais raras, seja tentar fotografar de dia ou de noite. Criei alguns artigos para mostrar o que podem procurar em certos locais para fotografar.


Fique a saber que espécies fotografar durante a sua visita à Tapada de Mafra: 3 Espécies para Fotografar na Tapada de Mafra  


Conheça quando fotografar diversas espécies de aves no litoral de Oeiras: 4 Espécies para Fotografar no Passeio Marítimo de Oeiras



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de vida selvagem onde explico como fotografar diversas espécies e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar aves costeiras a fotografar o bonito guarda-rios, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



Sabiam que podem aprender mais sobre fotografia comigo no campo?


Espreitem a página da ONWILD para ficar a par de todos os destinos, eventos e workshops! Podem ainda aprender mais sobre fotografia e ficar a conhecer outros países.

bottom of page