top of page
1/1

SEARCHING IN THE DARK

Desconhecidos. Inacessíveis. Misteriosos. Temidos. Fascinantes. Raivosos. Colónias. Grutas. Minas. Subterrâneos. Segurança. Vírus.

Debaixo de terra...

searching the dark copy.jpg

É um dos grupos de mamíferos que mais me fascina. Possuem a capacidade de voar como as aves, no entanto, são mamíferos como nós humanos. O seu voo é facilitado pelo seu avançado sistema de sonar, a ecolocalização. Que deu origem aos sonares utilizados nos barcos. Esta sua capacidade de ver o mundo à sua volta utilizando sons, permite-lhes desviarem-se de obstáculos mas também detetar insetos em voo.

·

Quando era adolescente tive oportunidade de entrar em diversas grutas através da Ciência Viva no Verão. Adorava aquele mundo, ficar debaixo de terra, ver as estruturas que se formam e acima de tudo sair de lá todo sujo! Era uma oportunidade única, podia estar à vontade, e explorar mundos que pouca gente tem oportunidade de explorar. Quando estava a estudar surgiu a oportunidade de acompanhar uma equipa de cientistas (amigos) para sessões de monitorização e anilhagem de morcegos, podia ajudá-los e acima de tudo fotografar os morcegos.

·

Mais tarde comecei a acompanhar outras equipas e a ter oportunidade de explorar novos mundos, novas grutas, e novas colónias. Mas o que mais me despoleta interessa é a parte científica, porque os morcegos são dos grupos mais importantes para os ecossistemas, mas são também dos mais sensíveis. A ideia deste projeto é mostrar um pouco da sua vida, e do trabalho desenvolvido por diversos cientistas portugueses na procura por novas respostas sobre os morcegos em Portugal.

Os morcegos são das espécies mais ameaçadas em Portugal. Os seus habitats estão a ser alterados, as suas presas a desaparecer e os seus refúgios a ser constantemente perturbados. Fotografar nestes ambientes implica uma maior consciência do perigo e do que nos rodeia a todos os instantes, porque um passo em falso pode levar a uma queda. 

Os destaques deste projeto incluem:

  • Foram capturados mais de 40 morcegos, para recolha de amostras de 4 grutas diferentes

  • As fotografias foram utilizadas para ilustrar diversos artigos científicos

  • Algumas fotografias foram utilizadas no Atlas dos Morcegos de Portugal Continental e no Guia Ilustrado dos Charcos Temporários Mediterrânicos da Costa Sudoeste

  • As fotografias foram utilizados em diferentes relatórios sobre o estado dos morcegos em Portugal e em apresentações sobre os morcegos de Portugal

  • Este projeto foi apresentado no Festival de Observação de Aves em Sagres

  • Parte do projeto foi apresentado na Universidade Lusófona a alunos de Medicina da Conservação

Recursos para Download

Livros2.jpg
Livros.jpg
1/1
bottom of page