Reunimos várias dicas e conselhos para o seu dia de casamento!

Dicas e recomendações importantes para o ajudar a escolher o seu fotógrafo.

O que deve perguntar ao seu fotógrafo de casamento.

Fornecedores favoritos da região de Lisboa e arredores.

Entenda porque os fotógrafos de casamento precisam do tempo que solicitamos.

Dicas e recomendações sobre o que vestir e como fazer a maquilhagem para as sessões de elopement.

Uma lista das perguntas mais frequentes.

Compreender os riscos de contratar um amigo ou familiar com uma boa máquina.

As nossas máquinas, lentes e acessórios para fotografar casamentos e elopements.

Os nossos espaços favoritos para casar em Portugal.

© Diogo Oliveira Photography 2016-19   |   918 134 170   |   info@dophotography.net

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Blog
  • Flickr

Perguntas e Respostas

Faça-nos uma pergunta...

A fotografia é actualmente utilizada por praticamente toda a gente que tenha um telemóvel. No entanto, não deixa de suscitar algumas dúvidas quando se trata de serviços fotográficos.  Para facilitar reunimos uma pequena lista de perguntas frequentes. No entanto, se continuar com perguntas sobre algum processo, sinta-se à vontade para nos enviar um e-mail para info@dophotography.net.

Utilize o "índice de perguntas" como atalho para encontrar a pergunta e resposta que necessita, ou percorra todas as perguntas e respostas em "perguntas e respostas completas".

Perguntas Gerais

  1. Entregam todas as fotografias que tiram?

  2. Fornecem serviço de vídeo também?

  3. Já fotografaram nos espaços que escolhemos?

  4. Quem vai fotografar o nosso casamento?

  5. Também fazem cobertura parcial?

  6. Também fotografam outro tipo de eventos?

  7. Fotografam retratos, famílias, bebés, ou produtos?

  8. E se a nossa cerimónia for noutra língua?

 

Perguntas sobre o dia do Casamento

  1. Quantas horas são necessárias para tirarem as fotografias no casamento?

  2. Temos tempos mortos no nosso casamento. Também vão ser cobrados?

  3. Tem limite de tempo?

 

Perguntas sobre as sessões Elopement

  1. Quando iremos ver fotografias da nossa sessão de elopement?

  2. Quando devemos fazer a sessão de elopement?

  3. Podemos agendar a nossa sessão de elopement para um dia da semana?

  4. Quantas fotografias entregam habitualmente de uma sessão de elopement? E de um casamento?

  5. Onde e quando podemos ver as nossas fotos da sessão de elopement?

Perguntas sobre Estilo e Qualidade

  1. Qual é a vossa filosofia em relação à fotografia?

  2. Qual é o vosso estilo de fotografia?

  3. O local escolhido é muito escuro. Como vão lidar com essa situação e podemos ver exemplos?

Perguntas sobre a pós-produção

  1. Editam todas as imagens que nos entregam?

  2. O que significa editar as fotos?

Perguntas sobre download de imagens e questões legais

  1. Qual o tamanho máximo de impressão que consigo com o ficheiro de fotografia que enviam?

  2. Que direitos tenho sobre as impressões digitais?

  3. Fornecem os ficheiros RAW do casamento e da sessão elopement?

  4. Quantas fotografias entregam?

  5. E se eu perder as minhas fotografias?

 

Perguntas sobre álbuns, impressões e outros

  1. Quanto tempo demoro a receber as impressões?

  2. Quanto tempo demoro a receber o álbum?

  3. Posso adicionar mais páginas e fotografias ao álbum?

  4. Como começo o meu álbum de casamento?

 

Perguntas sobre Equipamento e Backups

  1. Que tipo de máquina/equipamento utilizam?

  2. Fazem o backup das imagens? Como conseguem garantir que as nossas fotografias não se perdem?

Perguntas sobre a reunião

  1. Vivemos fora da cidade. Seria possível que algum membro da família ou algum amigo se reunisse com vocês?

  2. Estamos demasiado ocupados e não conseguimos encontrar. Quais são as nossas opções?

  3. Viajam para se encontrarem com clientes?

  4. Como podemos marcar uma reunião para conhecê-los pessoalmente e poder ver algum do vosso trabalho?

 

Perguntas sobre pagamento e impostos

  1. Como reservo a minha data?

  2. E se excedermos o tempo contratado para a sessão de elopement e/ou cobertura do dia do casamento?

  3. Existe alguma taxa adicional se pagarmos com cartão de crédito?

  4. Se cancelarmos o nosso casamento, iremos receber o nosso depósito de volta?

  5. Cobram taxas de deslocação associadas às sessões de elopement ou ao dia do casamento?

  6. Porque cobram despesas de deslocação?

  7. Oferecem algum desconto para casamentos durante a semana, casamentos ao domingo ou casamentos durante a época baixa?

 

Pode escolher procurar a pergunta no índice acima ou ler todas as perguntas e respostas mais abaixo. As perguntas e respostas estão divididas em várias secções, consoante o tópico. No entanto, se continuar com perguntas sobre algum processo, sinta-se à vontade para nos enviar um e-mail para info@dophotography.net.

Utilize o "índice de perguntas" como atalho para encontrar a pergunta e resposta que necessita, ou percorra todas as perguntas e respostas em "perguntas e respostas completas".

 

P: Entregam todas as fotografias que tiram?

R: Não, não entregamos. Usualmente eliminamos fotografias duplicadas, fotografias de testes, fotografias não focadas, fotografias com más expressões e outras fotografias que façam diminuir a qualidade do produto entregue. Por exemplos, fotografamos com baixas aberturas, e por isso tiramos sempre algumas fotografias extras para garantir que temos o foco perfeito ou que capturamos os melhores sorrisos e expressões. 

 

P: Fornecem serviço de vídeo também?

R: Sim, trabalhamos com o Rui Correia Vídeo. Podem consultar os trabalhos dele aqui.

 

P: Já fotografaram nos espaços que escolhemos?

R: Já fotografámos em alguns locais, pode dar-se o caso de já termos ido à que escolheu. No entanto, se for a primeira vez, iremos chegar mais cedo e procurar os melhores locais para tirar as fotografias. Também realizamos uma pesquisa extensa na internet antes do vosso dia.

 

P: Quem vai fotografar o nosso casamento?

R: Tipicamente, irei eu, Diogo Oliveira e um fotógrafo assistente. Neste momento quem tem realizado todos os casamentos e sessões de elopement é a Diana. Mas podem conhecer-nos melhor na secção a nossa equipa.

 

P: Também fazem cobertura parcial?

R: Nalguns casos podemos fazer uma cobertura parcial do casamento, no entanto, damos sempre preferência a casamentos que tenham uma duração superior a 8 horas.

P: Também fotografam outro tipo de eventos?

R: Sim, temos experiência em vários ramos da fotografia. Entre em contacto connosco.

P: Fotografam retratos, famílias, bebés, ou produtos?

R: Sim, temos experiência em vários ramos da fotografia. Entre em contacto connosco.

P: E se a nossa cerimónia for noutra língua?

R: Todos os membros da equipa falam múltiplas línguas, incluindo inglês e espanhol.

Regressar ao topo

 
 
 
 
 
 
 
 

P: Quantas horas são necessárias para tirarem as fotografias no casamento?

R: Veja o nosso Cronograma de um Casamento - Ideal para ter uma noção detalhada de quanto tempo demoramos nas fotografias.


P: Temos tempos mortos no nosso casamento. Também vão ser cobrados?

R: Por uma grande variedade de razões, teremos de cobrar pelo tempo entre eventos. Na verdade, nunca estamos quietos durante o dia, podemos estar a preparar o novo local, a viajar para o novo local, a fotografar o espaço, ou a tentar compensar o tempo perdido a tirar algumas fotografias devido a atrasos imprevistos no dia do casamento. Noutros casos, utilizamos este "tempo morto" para fazer uma sessão de fotografias com os noivos ou para mais retratos de família


P: Têm limite de tempo?

R: Não! Compreendemos que nem tudo corre como planeado num casamento. Mas nunca abandonamos um casamento a meio da festa. Iremos ficar a tirar fotografias até os convidados estarem cansados. Sabemos o quanto este dia é importante para vocês, e queremos capturar todos os momentos. Quando os convidados começarem a abandonar o casamento, iremos chamar-vos à parte e conversar sobre se querem terminar ou que continuemos a fotografar.

Regressar ao topo

 
 
 

P: Quando iremos ver fotografias da nossa sessão de elopement?

R: A pós-produção das sessões de elopement dura entre 6 a 8 semanas depois da data da sessão, no entanto, na semana a seguinte gostamos de adicionar algumas fotografias para que possam partilhar nas redes sociais.

P: Quando devemos fazer a sessão de elopement?

R: A sessão deve ser marcada assim que possível. Sugerimos sempre marcar com 10 a 12 semanas antes da data do casamento ou depois do casamento, de forma a termos tempo para pós-produzir as fotografias e completar o seu pedido.

P: Podemos agendar a nossa sessão de elopement para um dia da semana?

R: Sim, podem. A maioria dos casamentos ocorre ao fim-de-semana e por isso temos a agenda mais preenchida, e por isso, não agendamos sessões de elopement. No caso de apenas poder ao fim-de-semana, iremos agendar, no entanto, se marcarem um casamento mais tarde para o mesmo dia, teremos de re-agendar a sessão de elopement. Fotografar durante a semana é vantajoso pois os locais escolhidos não tem tanto público.


P: Quantas fotografias entregam habitualmente de uma sessão de elopement? E de um casamento?

R: Não temos limite de fotografias! Tudo depende de como correr a sessão, da quantidade de eventos ou actividades que o casamento tiver, ou seja, da quantidade de bons momentos que conseguimos captar.


P: Onde e quando podemos ver as nossas fotos da sessão de elopement?

R: Numa era cada vez mais digital, a vossa galeria privada será criada na semana a seguir ao casamento ou à sessão. E iremos adicionar fotografias consoante as formos editando, isto garante que tem fotografias para ver e partilhar sem ter de esperar várias semanas.

Regressar ao topo

 
 
 
 
 

P: Qual é a vossa filosofia em relação à fotografia?

R: Consultem o nosso artigo sobre a nossa filosofia na fotografia neste link.


P: Qual é o vosso estilo de fotografia?

R: Adoramos tirar fotografias criativas, com perspectivas e ângulos únicos, com composições diferentes, e com recurso a uma pós-produção atenta a pormenores de forma a contar a vossa história consoante a vossa personalidade. Gostamos de saber que não somos apenas fotógrafos mas sim artistas que criam imagens expressivas e únicas. Para ver mais exemplos pode consultar o nosso blog.


P: O local escolhido é muito escuro. Como vão lidar com essa situação e podemos ver exemplos?

R: Já fotografámos nas igrejas mais escuras, por isso, não precisa de se preocupar! Se for possível, iremos utilizar fontes de luz adicionais para nos assegurarmos que teremos fotografias focadas. Algumas igrejas não permitem a utilização de flash, e por isso, recorremos ao excelente desempenho em baixas luzes das nossas máquinas e a lentes com baixas aberturas (podem consultar o nosso equipamento aqui).

Regressar ao topo

 
 
 

P: Editam todas as imagens que nos entregam?

R: Sim, editamos. Todas as fotografias que lhe forem entregues sofreram uma pós-produção. Esta envolve a correcção de cor, o ajuste da exposição, selecção de algumas para preto e branco, ajustes de claridade, e outras correcções. Iremos também criar algumas com os chamados filtros do Instagram. (Alguns fotógrafos não realizam a pós-produção das fotografias ou fazem-nos apenas em algumas. Isto significa que algumas fotografias irão ficar escuras e outras claras, ter tons de pele estranhos ou outras imperfeições fotográficas).


P: O que significa editar as fotos?

R: Editar significa ajustar alguns parâmetros da fotografia, como a cor, a luz, os tons, de forma a serem uma representação correcta do momento em que foi tirada. Os filtros do Instagram tem tendência a fazer sobressair apenas algumas cores, e por isso, entregamos sempre a fotografia com as duas edições (normal e filtro Instagram).

Regressar ao topo

 
 

P: Qual o tamanho máximo de impressão que consigo com o ficheiro de fotografia que enviam?

R: Na maioria dos casos, é possível imprimir até 20x30 cm sem perder qualidade. 


P: Que direitos tenho sobre as impressões digitais?

R: Vocês tem os direitos para imprimir as fotografias as vezes que quiserem. No entanto, não podem vender as mesmas para obter lucro ou partilhá-las em determinados locais sem a autorização por escrito de Diogo Oliveira Photography.


P: Fornecem os ficheiros RAW do casamento e da sessão elopement?

R: Todos os pacotes está incluída uma imagem de alta resolução. Sendo que, por norma, não entregamos os ficheiros RAW (não processado) porque acreditamos que devemos entregar um produto finalizado. Na maioria dos casos, estamos a fotografar já com o produto final (pós-produção) em mente. Em certos casos, podemos fornecer os ficheiros RAW juntamente com os ficheiros JPGs mas com custos adicionais e com mais restrições.


P: Quantas fotografias entregam?

R: Não temos limite de fotografias! Tudo depende de como correr a sessão, da quantidade de eventos ou actividades que o casamento tiver, ou seja, da quantidade de bons momentos que conseguimos captar.

P: E se eu perder as minhas fotografias?

R: Não se preocupe, nós mantemos cópias de tudo. No entanto, existe uma taxa de 100€ para processamento dos ficheiros já em arquivo. Sugerimos que faça várias cópias de segurança assim que receber os ficheiros todos.

Regressar ao topo

 
 
 
 
 

P: Quanto tempo demoro a receber as impressões??

R: Neste momento não realizamos impressões de fotografias, a não ser que deseje algo muito especifico e de grande formato. Por esse motivo, terá de entrar em contacto connosco para saber mais informações.


P: Quanto tempo demoro a receber o álbum?

R: Tal como alguns produtos, a sua produção pode variar. Tentamos no entanto entregar o álbum até 8 semanas depois de fazer o pedido. Lembre-se que existe um período de duração variável até fazer o pedido que vai variar consoante o tempo que demorarem a responder às várias instruções e decisões que precisam de ser tomadas, tal como o design do álbum, a quantidade de alterações que pedirem. Alguns noivos terminam esta fase num ou dois meses, outros podem demorar um ano. Mas não se preocupem que estamos aqui para vos ajudar, e esperamos o tempo que for necessário até se decidirem.

P: Posso adicionar mais páginas e fotografias ao álbum?

R: O nosso álbum contêm 

Our signature Lin and Jirsa album contains up to 50 images. If you’d like to add more images, you are welcome to do so for a small fee per additional image.

A: Extra images beyond what is included in your package can be added for an additional cost. Refer to our album designer for more information!


P: Como começo o meu álbum de casamento?

R: Basta entrar em contacto connosco que iremos explicar todo o processo.

Regressar ao topo

 
 
 
 

P: Que tipo de máquina/equipamento utilizam?

R: Podem consultar o nosso equipamento de fotografia no link.

P: Fazem o backup das imagens? Como conseguem garantir que as nossas fotografias não se perdem?

R: Nunca perdemos uma imagem de um casamento devido ao sistema de backup que temos implementado. Durante o evento fotografamos em cartões de elevado desempenho que são trocados a cada dois anos. Mais tarde, com o final do casamento e ao chegar a casa as fotografias são copiadas para o disco rígido do computador, e imediatamente copiadas para um segundo disco. Findo este processo as fotografias são copiadas para um disco rígido "offsite". As fotografias encontram-se com várias cópias em locais separados.

Regressar ao topo

P: Vivemos fora da cidade. Seria possível que algum membro da família ou algum amigo se reunisse com vocês?

R: Adorávamos conhecer os vossos familiares, e responder a todas as questões. Se possível, gostávamos de poder falar com vocês por webcam ou qualquer outro tipo de ligação.

P: Estamos demasiado ocupados e não conseguimos encontrar. Quais são as nossas opções?

R: Adorávamos conhecer-vos antes da sessão de elopement ou casamento; no entanto, se estiverem demasiado ocupados ou demasiado longe, podemos tratar de tudo remotamente. Pedimos que nos diga que informações necessita de forma a podermos fazer todos os nossos possíveis para responder aos vossos pedidos. Por exemplo, se quiser ver mais trabalhos nossos teremos todo o gosto em mostrar trabalhos completos online. Se precisar de mais informações sobre pacotes e ter uma sensação da personalidade do fotógrafo, é possível combinar chamadas telefónicas ou webcams.

P: Viajam para se encontrarem com clientes?

R: Sim e não. Vai sempre depender da nossa agenda! Mas teremos todo o gosto em reunir com vocês, quer seja para os nosso lados ou mais perto do vosso local. Se quiserem agendar um encontro, basta enviar um e-mail ou ligar o 918 134 170.

P: Como podemos marcar uma reunião para conhecê-los pessoalmente e poder ver algum do vosso trabalho?
R: Para marcar a reunião basta enviar um
e-mail ou ligar o 918 134 170.

Regressar ao topo

 
 
 
 
 
 

P: Como reservo a minha data?
R: A data fica reservada quando recebermos o contracto assinado e o depósito.


P: E se excedermos o tempo contratado para a sessão de elopement e/ou cobertura do dia do casamento?
R: Neste momento não temos horas estabelecidas. Sabemos que cada casal tem à vontades diferentes, e uma sessão elopement pode demorar mais tempo até estarem ambos mais à vontade à frente da máquina.


P: Existe alguma taxa adicional se pagarmos com cartão de crédito?
R: Por enquanto não aceitamos pagamentos por cartão de crédito.


P: Se cancelarmos o nosso casamento, iremos receber o nosso depósito de volta?
R: Infelizmente não. As taxas de retenção são utilizadas para reservar a vossa data. Esta data fica reservada para vocês, ou seja, não aceitamos novos clientes para a mesma data.


P: Cobram taxas de deslocação associadas às sessões de elopement ou ao dia do casamento?
R: Em relação aos casamentos não cobramos despesas de deslocação. Para as sessões de elopement são cobradas despesas de deslocação no caso da sessão ser a mais de 25 quilómetros dos Olivais, em Lisboa, no entanto, é cobrada o valor real e não um valor por quilómetro.


P: Porque cobram despesas de deslocação?
R: As despesas de deslocação servem para pagar a deslocação para o vosso local, isto porque na maioria das situações teremos de apanhar auto-estradas ou atravessar pontes para chegar e regressar do local da sessão. Este pagamento é também para certificar que não perdemos horas a chegar ao local e a chegar cansados.


P: Oferecem algum desconto para casamentos durante a semana, casamentos ao domingo ou casamentos durante a época baixa?

R: Não, não oferecemos nenhum desconto durante a semana, ao domingo ou na época baixa. A época dos casamentos actualmente é o ano inteiro. Também não é possível oferecer descontos durante a semana, pois todos os custos associados (assistente, entre outros) ao casamento são exactamente os mesmos.

Regressar ao topo