Cada casamento é diferente, e por isso pode ser complicado identificar com exactidão a linha de tempo da fotografia durante o casamento. No entanto, existem prazos ideais que devem considerar quando estão a planear o vosso dia. Alguns dos horários parecem longos no papel, mas lembrem-se de que 1) o dia vai passar a correr, 2) a maioria dos casamentos acaba por se atrasar e 3) vamos tentar tornar as sessões mais divertidas, de forma a não parecer muito tempo.

ANÉIS, VESTIDO, SAPATOS E OUTROS DETALHES

Duração Ideal – 30 minutos
Hora do dia a realizar – Manhã
Localização Ideal – Suite da Noiva/Noivo ou Suite Hotel

Recomendação – Ter pelo menos 30 minutos para todos os detalhes garante que temos tempo suficiente para obter a foto perfeita do vestido, anéis, sapatos, bouquets e outros detalhes que queira ver fotografados.

PREPARAÇÃO

Duração Ideal – 1 hora
Hora do dia a realizar – Manhã ou início da tarde
Localização Ideal – Suite da Noiva/Noivo ou Suite Hotel

Recomendação – Ter cerca de uma hora de preparação é perfeito para o nosso estilo. Permite-nos obter close-ups da maquilhagem e cabelo a serem preparados, assim como a preparação das madrinhas e padrinhos. Lembrem-se que estes são dos momentos mais emocionais e divertidos do dia, e por isso, não devem ser cortados ou encurtados.

O fotógrafo principal vai ficar com a noiva e o fotógrafo assistente vai ficar com o noivo. Embora o noivo não demore uma hora a preparar-se, existem centenas de bons momentos durante este tempo entre o noivo, a família e os amigos.

RETRATOS INDIVIDUAIS

Duração Ideal – 30 minutos
Hora do dia a realizar – Manhã ou início da tarde
Localização Ideal – Suite da Noiva/Noivo ou Suite Hotel, sala principal ou jardim do copo d'água

Recomendação – Logo após a preparação é a altura ideal para alguns retratos individuais da noiva e noivo (separadamente). Para além do cabelo e maquilhagem estarem ainda frescas, o dia ainda não ficou agitado e conseguimos ter tempo para aqueles retratos perfeitos.

FAMÍLIA MAIS PRÓXIMA

Duração Ideal – 45-60 minutos
Hora do dia a realizar – Manhã ou início da tarde
Localização Ideal – Entrada ou jardim do copo-d'água, praia, parque, localização externa

Recomendação – Fotografias com a família mais próxima demora cerca de 45 minutos. É importante ter fotografias adicionais com os pais, avós e irmãos para além das fotografias mais formais. 

Planeie pelo menos 3 minutos por grupo. Se forem 10 grupos, terá de reservar mais 30 minutos para esses grupos. Todos sabemos como os casamentos são importantes para a família mais próxima, e queremos assegurar-nos que tem fotografias suficientes com eles.

DESLOCAÇÃO PARA O LOCAL DA CERIMÓNIA

Duração Ideal – 15-20 minutos
Hora do dia a realizar – Manhã ou início da tarde
Localização Ideal – Porta de casa, veículo, entrada do local da cerimónia

Recomendação – A deslocação para o local da cerimónia é usualmente feita em carros especialmente decorados para o momento.

DETALHES DA CERIMÓNIA E DO LOCAL

Duração Ideal – 30 minutos
Hora do dia a realizar – Manhã ou tarde
Localização Ideal – Local da Cerimónia

Recomendação – Permita pelo menos 30 minutos para que o fotógrafo assistente possa fotografar o local da cerimónia preparado mas sem os convidados ou outros elementos do casamento. Antes dos convidados se sentarem, é importante fotografar a configuração completa do local da cerimónia.

FESTA DA CERIMÓNIA

Duração Ideal – 25-40 minutos
Hora do dia a realizar – Depois da cerimónia (manhã ou tarde)
Localização Ideal – Espaço exterior do copo-d'água, parque, jardim, ou outro local externo

Recomendação – A festa após a cerimónia usualmente demora até 40 minutos. Durante este tempo, procuramos fotografar a saída dos noivos da igreja e o cumprimento entre noivos e convidados.

DETALHES DO COPO D'ÁGUA E DO LOCAL

Duração Ideal – 30 minutos
Hora do dia a realizar – Início da tarde
Localização Ideal – Local do copo-d'água

Recomendação – Permita pelo menos 30 minutos para que o fotógrafo assistente possa fotografar o local do copo-d'água preparado mas sem os convidados ou outros elementos do casamento. À semelhança do local da cerimónia, é importante fotografar a configuração completa do local do copo-d'água.

FORMAIS (FAMÍLIA E AMIGOS)

Duração Ideal – 45-60 minutos
Hora do dia a realizar – Manhã ou tarde
Localização Ideal – Local do copo-d'água

Recomendação – As fotografias formais demoram entre 45 minutos a 1 hora, dependendo d número de convidados. 

Alguns casais escolhem tirar fotografias com todos os convidados, e outros apenas com alguns convidados VIPs. A nossa recomendação é algo no meio. Também recomendamos estarem super organizados, com uma lista dos grupos e ajudantes de cada lado da família para vos ajudar.

SESSÃO DO CASAL

Duração Ideal – 1 hora
Hora do dia a realizar – Fim de tarde (pôr-do-sol)
Localização Ideal – Jardim do copo-d'água, praia, parque, outro local externo

Recomendação – A sessão do casal deve durar cerca de uma hora, e deve acontecer idealmente 30 a 45 minutos antes do pôr-do-sol. Este período é o melhor em termos de luz para as fotografias.

Vai permitir-nos fotografar todo o local com maravilhosos céus coloridos. Em especial em locais onde tem uma vista sobre o rio, o mar, sobre uma montanha, uma vinha, entre outros. É essencial adicionar este tempo à vossa cronologia.

PRIMEIRA DANÇA DO CASAL

Duração Ideal – 10-15 minutos
Hora do dia a realizar – Depois do jantar, antes de abrirem a pista de dança
Localização Ideal – Local do copo-d'água

Recomendação – A primeira dança do casal. É uma grande oportunidade para captar reacções genuínas, e para os noivos praticarem uma das primeiras tarefas que vão fazer como um casal!

CORTE DO BOLO

Duração Ideal – 10-15 minutos
Hora do dia a realizar – Depois da primeira dança
Localização Ideal – Local do copo-d'água

Recomendação – O corte do bolo marca mais um passo na vida do casal, uma tarefa que deve ser feita em conjunto! Permite obter fotografias da celebração, pode ser em exterior ou interior.

FESTA DO CASAMENTO

Duração Ideal – 20-30 minutos
Hora do dia a realizar – Noite dentro
Localização Ideal – Local do copo-d'água

Recomendação – A festa! Quando começar a festa ainda estaremos de gatilho a disparar e a fotografar todos os momentos de brincadeira e felicidade.

Detalhes Adicionais sobre o Dia do Casamento

Fotografias à mesa – As fotografias à mesa são tiradas quando vocês andam de mesa em mesa a conversar. Existem duas hipóteses neste caso. (1) tirar fotografias formais com cada mesa ou (2) fotografias mais simples do estilo foto-jornalismo, procurando fotografar os sorrisos e abraços entre cada mesa. Se desejar fotografias mais formais, tenham em atenção que cada mesa demora entre 3 a 5 minutos, por isso, 20 mesas vão demorar entre 60 a 100 minutos.