A fotografia de casamento é muito mais do que ter uma boa máquina ou tirar muitas fotografias de todos os ângulos. A primeira frase que ouvimos de todos os nossos assistentes que querem tornar-se profissionais é, “A fotografia de casamento é bem mais difícil do que eu imaginava.” A nossa resposta, “claro que é!” O objectivo deste artigo é ajudá-lo a compreender como funciona a fotografia de casamento e impedi-lo de contratar o fotógrafo errado, ou ainda pior, aquele “tio fotógrafo.”

Este artigo procura avaliar as habilidades mais básicas que o fotógrafo necessita. As áreas que você precisa de prestar atenção durante a reunião ou nas conversas que tiver com os vários fotógrafos profissionais, isto porque não são pormenores que consiga determinar com uma simples pergunta. Recomendamos que leia este artigo. Quando terminar deve ler outro artigo, "15 questões a fazer ao seu fotógrafo de casamento" para mais ideias de quais as perguntas que deve fazer quando se reunir com possíveis fotógrafos de casamento.

Boas revisões – Como foi a experiência de clientes anteriores?

Ter múltiplas revisões é sinal que o fotógrafo ou empresa já estão bem estabelecida e que oferecem um óptimo produto quando comparado com outros fotógrafos ou empresas que tem apenas algumas revisões. É comum os clientes elogiarem o produto final, mas também a experiência que tiveram com o fotógrafo ou empresa.

Existem vários websites onde pode ler revisões de clientes anteriores, como o Casamentos.pt e o Yelp, e assim ter um ideia do tipo de experiência que terá com o seu fotógrafo.

Experiência – Ser um fotógrafo técnico e criativo

Um fotógrafo de casamento profissional deve não só ser versátil no que toca à técnica fotográfica, mas também deve ser artístico e criativo. São dois traços de personalidade opostos. Quantas pessoas conhece que são tecnologicamente experientes e criativos artisticamente ao mesmo tempo?

Ter uma grande máquina e uma boa técnica vai permitir ao fotógrafo de casamento capturar fotografias bem expostas, e bem iluminadas, independentemente das condições de luz e as restrições de tempo. Por outro lado, ter excelentes habilidades criativas vai permitir ao fotógrafo tirar as fotografias de um ponto de vista único e com uma visão artística que permita dizer que as fotografias não são apenas fotografias, mas fotografias extraordinárias.

Personalidade – Ser Bem-apessoado e Carismático

Tão importante como o conhecimento técnico e a criatividade do fotógrafo de casamento são as habilidades interpessoais. Como é a interacção deles com os clientes e com os convidados do casamento? Eles são extrovertidos, gentis, carismáticos, profissionais e honestos?

Excluindo as fotografias de elopements, e das despedidas de solteiro, entre outros. Vocês vão estar um dia completo com o fotógrafo de casamento num dos dias mais importantes das vossas vidas. Um fotógrafo de casamento deve ter uma personalidade que combine com as vossas para ajudar a que a experiência do vosso casamento seja a melhor.

Estilo de fotografia - Você gosta do estilo de fotografia de casamento?

Quando estiverem a pesquisar por fotógrafos de casamentos, vão verificar os diferentes estilos de fotografia. Neste momento, irá também perceber qual o estilo de fotografia que mais gosta. Terá uma ideia do estilo artístico do fotógrafo ao consultar o blog ou website, e não apenas de uma ou duas fotografias no Instagram. Deve reservar um pouco do seu tempo para verificar os portefólio das principais escolhas, vai ver que valeu a pena.

Assistente – Ter mais do que um fotógrafo de casamento

Uma das perguntas que mais nos fazem, “porque preciso de mais do que um fotógrafo?

Se olharem para um casamento do ponto de vista de um guião de filme, vão notar que existe uma história principal rodeada de uma série de pequenas histórias que acontecem ao mesmo tempo. Um exemplo é a cerimónia, é óbvio que os noivos são o prato principal. Mas existem múltiplas histórias paralelas a ocorrerem ao mesmo tempo. Como a mãe ou pai a limparem as lágrimas, ou a menina das flores a apanhar as pétalas do chão, entre outros.

Pode ser o melhor fotógrafo do mundo, mas não consegue estar em todo o lado ao mesmo tempo! É por isso importante utilizar vários fotógrafos ao mesmo tempo, cada um com um foco diferente. Usualmente o fotógrafo principal foca-se exclusivamente nos noivos. O segundo fotógrafo vai-se concentrar nas reacções da família e convidados. Nalguns casos pode ser necessário um terceiro fotógrafo para criar imagens criativas, movendo-se constantemente pelo local para encontrar ângulos e composições únicas.

Ter vários fotógrafos permite ampliar a cobertura e ter mais olhos criativos. A recomendação é ter sempre dois fotógrafos, independentemente do tamanho do casamento, se tiverem até 200 convidados. Para casamentos com mais de 200 convidados, a recomendação é ter três fotógrafos.

Qualidade – Qualidade acima de Quantidade

Quando procurar por um fotógrafo de casamento não se deixe influenciar pela quantidade de produtos que cada fotógrafo oferece! Mantenha-se focado na qualidade do trabalho fornecido. Compreendemos que algumas pessoas tem um orçamento a cumprir. Mas lembrem-se que podem sempre comprar o album e as impressões mais tarde (até 5 ou 10 anos mais tarde), mas não é possível alterar a qualidade das fotografias tiradas no dia do casamento uns anos mais tarde.

Tentamos sempre informar os nosso clientes que se necessitam de cortar algo do pacote escolhido, comecem por cortar os produtos. Retire as impressões, retire o álbum de casamento, mas evite escolher um fotógrafo barato só porque ele fornece todos os produtos que desejam dentro do orçamento. Se possível, tenha sempre incluído no pacote que escolher os dois fotógrafos.

Experiência Geral - Fotógrafo profissional ou a tempo parcial

Finalmente depois de compreender a técnica, criatividade e personalidade de cada fotógrafo já pode passar à próxima fase que é a experiência. O fotógrafo é realmente um fotógrafo profissional ou é apenas um passatempo de fim-de-semana? Quantos casamentos é que esse fotógrafo já fotografou?

Embora a experiência seja importante, alguns dos melhores e mais trabalhadores fotógrafos de casamentos que conhecemos são fotógrafos experientes, mas relativamente novos na área dos casamentos. Caso goste do estilo de algum fotógrafo, mas tenha receio que ele não tenha experiência suficiente, peça para ver toda a sua colecção de fotografias. 

Para o ajudar a compreender o nível de cada fotógrafo, deixamos aqui um pequeno guia:

  • 1-5 Casamentos – Inexperiente

  • 6-10 Casamentos – Amador (Qualificado como fotógrafo assistente)

  • 10-20 Casamentos – Qualificado

  • 21-30 Casamentos – Experiente

  • 31+ Casamentos – Profissional (Qualificado como fotógrafo associado)

Reunimos várias dicas e conselhos para o seu dia de casamento!

Dicas e recomendações importantes para o ajudar a escolher o seu fotógrafo.

O que deve perguntar ao seu fotógrafo de casamento.

Fornecedores favoritos da região de Lisboa e arredores.

Entenda porque os fotógrafos de casamento precisam do tempo que solicitamos.

Dicas e recomendações sobre o que vestir e como fazer a maquilhagem para as sessões de elopement.

Uma lista das perguntas mais frequentes.

Compreender os riscos de contratar um amigo ou familiar com uma boa máquina.

As nossas máquinas, lentes e acessórios para fotografar casamentos e elopements.

Os nossos espaços favoritos para casar em Portugal.

© Diogo Oliveira Photography 2016-19   |   918 134 170   |   info@dophotography.net

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Blog
  • Flickr