1. Gerais – O que necessita de saber

A fotografia de casamentos não é um tema fácil e por isso entrevistar potenciais fotógrafos para o seu casamento pode ser uma tarefa assustadora! Criámos um pequeno guia de 15 perguntas para o ajudar a escolher o melhor fotógrafo, quer seja a Diogo Oliveira Photography ou qualquer outro fotógrafo.

Esta lista consiste de questões que deve perguntar, no entanto, não se deve esquecer das restantes habilidades que os fotógrafos também devem possuir, essas estão referenciadas no artigo "Como escolher o fotógrafo de casamento" também deve ser analisadas durante a conversa ou reunião.

2. Qual é o vosso estilo?

Esta deve ser a primeira pergunta que devem fazer, pois este é o estilo de fotografia que vos interessa. A Diogo Oliveira Photography possui um estilo semelhante ao foto-jornalismo com algumas misturas de fotografia de moda e fotografia de natureza a influenciar as fotografias de casamento. Para mais informações sobre o nosso estilo e filosofia, consultem a nossa página sobre mim.

3. Quantos casamento já fotografaram, e já fotografaram algum semelhante ao meu?

Esta é uma grande pergunta para vos ajudar a ter uma ideia da experiência do fotógrafo. Deve perguntar quantos casamentos, pois os anos não são indicadores de experiência. Alguns fotógrafos trabalham em part-time e não realizam tantos casamentos por ano, ou seja, um fotógrafo com cinco anos de experiência pode ter fotografado apenas dez casamentos. Para saber como determinar a experiência do fotógrafo, pode consultar a respectiva secção no nosso artigo "Como escolher o fotógrafo de casamento".

4. Quantas vezes já trabalhou especificamente como fotógrafo de casamento?

Esta pergunta está desenhada para determinar se o fotógrafo é especializado em fotografia de casamento ou são "fotógrafos que agarram tudo o que vier à rede". Mais especificamente, deve procurar um fotógrafo que se especializa na fotografia de casamentos mas também no estilo de fotografia de casamento.

5. Quantos eventos vão fotografar naquele fim-de-semana?

Os grandes estúdios possuem múltiplos fotógrafos e acabam por reservar as mesmas datas várias vezes consoante os recursos que possuem. No entanto, estúdios mais pequenos podem planear múltiplos casamentos num único fim-de-semana sem ter os recursos. Imaginem um estúdio mais pequeno com um único fotógrafo de casamento a fazer 2 ou 3 casamentos num fim-de-semana, o serviço acaba por ter menos qualidade, a atenção aos detalhes perdem-se, a atenção ao cliente também. Actualmente a Diogo Oliveira Photography conta com apenas um fotógrafo, no entanto, não fazemos a dupla marcação. O fim-de-semana fica todo reservado para si exclusivamente.

6. Será providenciado um contracto de casamento? Se sim, posso ter uma cópia?

Alguns estúdios não fornecem um contracto de fotografia de casamento para os seus clientes. Devem pedir um contracto do vosso fotógrafo com os detalhes do serviço que ele vai fornecer, com os preços, os termos de resolução de rescisão, entre outros. O contracto criado serve para sua protecção, mas também para protecção do fotógrafo. É sempre preferível contratar um fotógrafo que possua um contracto, e tenha atenção aos fotógrafos que "tipicamente não criam contractos para os clientes".

7. O que acontece se o fotógrafo ficar doente?

Embora seja altamente improvável que isso aconteça no vosso dia de casamento, existe sempre essa remota hipótese. É crucial que o estúdio ou fotógrafo consiga arranjar alguma solução em caso de doença.

8. Possuem seguro?

Em Portugal os fotógrafos não possuem acesso a seguros de equipamento e seguros de responsabilidade civil profissional. Noutros países existem mediadoras que fornecem estes seguros para profissionais, no caso de se casar no estrangeiro procure saber se o fotógrafo está abrangido. Por enquanto, em Portugal é o cliente que fica responsável caso haja algum roubo ou dano ao material do fotógrafo.

9. O pacote que estou interessado possui fotógrafo assistente?

Se o casamento tiver mais de 50 convidados, deve assegurar-se que o pacote que escolheu possui um fotógrafo assistente. Para além do local da cerimónia, existem mais momentos em que um único fotógrafo não consegue dar conta do recado.

10. Será que é possível escolher um certo estilo para a pós-produção?

Outro factor a saber sobre as fotografias é o resultado final depois da pós-produção. Isto também ajuda a saber se é feita ou não a pós-produção das fotografias. Tenha atenção, pois muitos estúdios não fazem a pós-produção das fotografia, eles preferem entregar o produto inacabado e directamente da máquina. Nesta situação, não está a receber um produto profissional e finalizado.

11. Vão fazer a correcção de cor nas fotografias?

A correcção da cor é uma edição básica da pós-produção, e deve ser utilizada em todas as fotografias. Alguns fotógrafos não corrigem nenhuma das fotografias, ou corrigem apenas algumas que foram pré-seleccionadas. Isto significa que terá muitas fotografias com cores de pele erradas, como laranjas, amarelas, e às vezes até azuis.

Na Diogo Oliveira Photography corrigimos todas as fotografias do seu casamento para garantir que recebe um produto de qualidade profissional.

12. Qual é o equipamento que utilizam? Possuem equipamento de reserva?

Utilizamos equipamento topo de gama, tanto no corpo (Canon 5D Mark IV) como nas objectivas de elevado desempenho. Pode descobrir mais informações no nosso artigo sobre as nossas ferramentas de trabalho. Embora não seja necessário o melhor dos melhores, é importante ter um bom conjunto de equipamento. Deve assegurar-se que o fotógrafo possui bom material e material de reserva. Ninguém deseja que o fotógrafo perca metade das fotografias devido a uma avaria no material, sem ter uma sobresselente para utilizar.

13. Se o evento durar mais tempo do que o agendado, vão continuar a fotografar? Existe alguma taxa extra?

Conhecer a politica do fotógrafo nas taxas extras é fundamental. Não quer ser surpreendido no seu dia de casamento quando o fotógrafo pedir 1000€ adicionais antes de lhe mostrar as fotografias. Pior, não vai querer ver o fotógrafo a arrumar tudo e a ir-se embora antes do casamento terminar!

14. Qual é o vestuário que o fotógrafo e assistente vão levar para o casamento?

Embora os fotógrafos de casamento sejam uma parte importante do vosso dia, é importante que eles não sejam uma distracção. E por isso, é importante que os fotógrafos se consigam misturar por entre os convidados. Para certas cerimónias religiosas ou culturais, podem existir certas cores que não devem ser utilizadas. Certifique-se que os fotógrafos venham vestidos de acordo com a ocasião. Os trajes habitualmente utilizados por nós nos casamentos implica umas calças escuras, com uma camisa escura e um colete também ele mais escuro. O facto de nos vestirmos de escuro é para passar despercebidos por entre os convidados e para que seja possível fotografar como foto-jornalistas.

15. Quanto tempo demora até podermos ver as fotografias, provas, os albums, entre outros?

O tempo que demora a produzir e a entregar as fotografias varia de estúdio para estúdio. Os fotógrafos que não fazem qualquer pós-produção podem tentar enganar-vos ao dizer que as fotografias vão estar preparadas ao fim de uma semana, ou até mesmo no próximo dia. No entanto, a maioria dos fotógrafos que editam e produzem as fotografias demoram entre um a seis meses a terminar.

Reunimos várias dicas e conselhos para o seu dia de casamento!

Dicas e recomendações importantes para o ajudar a escolher o seu fotógrafo.

O que deve perguntar ao seu fotógrafo de casamento.

Fornecedores favoritos da região de Lisboa e arredores.

Entenda porque os fotógrafos de casamento precisam do tempo que solicitamos.

Dicas e recomendações sobre o que vestir e como fazer a maquilhagem para as sessões de elopement.

Uma lista das perguntas mais frequentes.

Compreender os riscos de contratar um amigo ou familiar com uma boa máquina.

As nossas máquinas, lentes e acessórios para fotografar casamentos e elopements.

Os nossos espaços favoritos para casar em Portugal.

© Diogo Oliveira Photography 2016-19   |   918 134 170   |   info@dophotography.net

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Blog
  • Flickr